quarta-feira, 6 de março de 2013

Isla Negra Chile

Imaginava eu que Isla negra era numa ilha, mas não é, Isla negra é uma cidadezinha litorânea ao sul de Valparaíso e a principal atração é a casa de Pablo Neruda o famoso poeta chileno.
Partindo de Santiago a viagem é rápida, não vou chutar um tempo, pois como disse no post anterior, essa viagem foi feita em 2011 e a memória não é tão boa assim, mas me lembro bem que fomos e voltamos no mesmo dia, aliás ficamos todos os dias hospedados em Santiago e iamos e voltavamos dos passeios todos os dias.
 

A casa de Pablo Neruda

Encantada, essa é a palavra que define meu sentimento em relação a casa de Pablo Neruda, que hoje é um museu e conta a história do poeta mais famoso do Chile.
A visita foi guiada e a história do poeta nos foi contada de forma que era muito fácil imaginar o estilo de vida daquele homem polêmico e apaixonado.
Neruda começou a construir a casa em 1953 para Matilde Urrutia, sua amante na época. Para homenageá-la, Neruda batizou a casa de La Chascona (“A descabelada”), apelido carinhoso que ele havia dado a Matilde por causa da abundante cabeleira ruiva da moça.
A Casa Museu La Chascona reúne em seu interior móveis, objetos antigos e uma pinacoteca que revelam momentos íntimos da trajetória do escritor e de sua amada. Logo na entrada, avistamos um agradável jardim, que Matilde cultivou até morrer.
O poeta era rico, polêmico e colecionava de tudo um pouco, garrafas, conchinhas do mar, taças e copos, barquinhos , tudo era colecionável para ele.
Seu escritório tem vista para o Pacífico e era o local onde ele passava a maior parte do tempo, se inspirando pelo remexer das águas do mar.
A parte que achei mais engraçada na casa foi um banheiro estritamente masculino, onde as paredes e porta foram forradas com fotografias de mulheres nuas.
Seja por causa da História do poeta, da arquitetura do imóvel ou simplesmente para apreciar o mar, lhes digo que esse passeio deve ser feito se você estiver em Santiago.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário