quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Berna Capital da Suiça

Saimos de Lucerna Rumo a Berna, fomos de Trem, da estação até o hotel a distância era de mais ou menos 1 KM, fomos á pé, não sei se em toda a Suiça é assim, mas em Lucerna e Berna, as ruas e calçadas são impecáveis, tornando fácil a tarefa de arrastar as malas.

Nos hospedamos no Ibis Hotel, que fica localizado ao lado do estádio de futebol Bern Wankdorf Stadium, ainda que não esteja no centro de Berna o hotel é bem localizado, por ter em frente um ponto onde a cada 5 minutos passam bonde com destino ao centro, o trajeto até lá é curto e em menos de dez minutos você chega ao centro.

Ao observar a arquitetura do centro histórico de Berna temos a impressão de que estamos na era medieval, a história é muito bem preservada, tanto que se tornou patrimônio cultural da Unesco.

Num passeio pelas ruas encontramos enormes calçadões com muitas lojas, é o maior centro de compras da Europa, eu sou super consumista e confesso que em nenhum momento fiquei tentada a comprar nada, moda, definitivamente não é o forte dos Suiços.

O ar medieval da cidade, com seus muitos chafarizes e suas muitas fachadas de arenito, ruas estreitas e torres históricas, possui uma característica única.
O elevado Jardim das Rosas, acima do Fosso dos Ursos, oferecem a melhor vista para o centro histórico, em volta do qual flui o rio Aare. Os pequenos cafés de rua atraem tanto moradores locais quanto turistas. Apesar de Berna apresentar uma excelente rede de transporte público, o melhor mesmo é explorar o centro da cidade a pé.

O que mais me inpressionou foi a "confusão organizada" das ruas do centro, onde circulam pedestres, bondes, carros e bicicletas, todos em perfeita harmonia.

O comércio fecha cedo, ás 17:00 já é noite e se encerram as atividades na maioria dos estabelecimentos, inclusive aos sábados e aos domingos nada funciona, exceto alguns restaurantes.

Ficamos 3 dias na cidade e se eu fosse escrever tudo, daria um livro, então vamos combinar assim, se você pretende conhecer ou se quiser alguma informação só por curiosidade, pode perguntar que será um prazer ajudar.


Rua de Berna
Restaurante de Berna

Batata Rosti



Zit Glock

Calçadão comercial de Berna

Berna

Centro Histórico Berna

Rua de Berna

Adicionar legenda












2 comentários:

  1. Oi, Sirléia. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia Paulista

    ResponderExcluir
  2. Olá, Natalie, vou lá conferir, muito obrigada, seja sempre bem vinda.

    ResponderExcluir